A LENDA DAS AMENDOEIRAS EM FLOR

Nesta altura, as amendoeiras que nos podem passar despercebidas durante o resto do ano, revelam-se em todo o seu esplendor. É impossível não reparar, não olhar para elas, e os campos verdes ficam cobertos de um manto de flores brancas e rosa.

Diz a lenda que na antiga Chelb, atual Silves, um rei mouro, que nunca havia conhecido uma derrota viu, entre os prisioneiros de uma batalha, uma linda princesa do Norte da Europa, Gilda. O rei casou-se com a princesa numa grande festa.

Contudo, Gilda começou a ficar muito triste, nostálgica, por saudades das suas terras cobertas de neve. Não a querendo ver triste o rei mandou plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras.

Na primavera seguinte, o rei mostrou à rainha os campos cobertos de amendoeiras em flor.  Quando Gilda viu as árvores carregadas de flores brancas, que faziam com que os campos parecessem cobertos de neve, ficou imensamente feliz. Assim, todos os anos, quando as amendoeiras floriam, Gilda matava saudades da sua terra de origem.

Todos os lugares têm a sua história, as suas lendas, tradições… É importante conhecermos a história, dá-nos informação sobre o meio ao qual pertencemos, e também sobre nós mesmos. E esta bela lenda está no ADN da maravilhosa região do Algarve.

Já conhecias?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *