Parar, escutar, sentir, o sopro da vida que anima o nosso ser. Serenar o ritmo não só do nosso corpo, mas também das emoções, da mente e recarregar. Trazer o oxigénio a cada uma das minhas células.
O Pránáyáma – Exercícios respiratórios de influência energética e neurovegetativa, é uma das principais disciplinas técnicas do Yoga. A respiração é algo tão vital para nós e, no entanto, às vezes, negligenciamos, ou não tiramos partido desta ferramenta tão poderosa.
Esta é uma função do nosso sistema nervoso autónomo, ou seja, ela pode ser realizada involuntariamente, sem termos consciência dela. No entanto, é possível interferir na respiração, imprimir a nossa vontade, assumir o controlo. É importante que, quando interferirmos nessa função o façamos de forma sábia.
O controlo da respiração promove saúde, permite-nos gerir os níveis de oxigénio/ energia do nosso organismo, ajuda-nos no controlo emocional e mental, criando estados emocionais e mentais positivos e criativos. Ela está aí, a acontecer em cada instante, toma consciência dela, aprender a dominar este processo e aí tens uma chave que te permitirá ter acesso a camadas mais subtis do teu Ser.